Ação
Blitze abordam oito condutores de charretes
Objetivo é coibir maus-tratos e orientar a população sobre os cuidados com esses animais
Uma blitz realizada na manhã desta terça-feira (28) deu continuidade ao trabalho iniciado na noite da última sexta, quando condutores de charretes foram abordados nas ruas de Pelotas. Nos dois dias, não foram identificados casos de maus-tratos e, por isso, nenhum animal chegou a ser recolhido. O objetivo da ação é coibir a crueldade contra os equinos e orientar a população sobre os cuidados necessários, além de estimular os charreteiros a emplacarem as conduções e colocarem faixas reflexivas para segurança.
As ações foram realizadas pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), com apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal, representantes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Governo e de Segurança Pública.
Diariamente, o setor de Apreensão de Animais da Ssui realiza o recolhimento de animais soltos em via pública. Depois, os proprietários têm até 30 dias para reaverem os equinos a partir da data da apreensão, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84. Após esse período, a prefeitura encaminha para doação. Se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperá-lo, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos.
Denúncias
O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e os animais são encaminhados à Hospedaria. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3271 9244, na própria Hospedaria, ou (53) 3227 5442, pela SQA.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário